Piso para escritório: Como escolher

Um ambiente corporativo, mais do que um local de trabalho, é o local no qual a equipe geralmente permanece a maior parte do dia. A escolha de um piso para escritório deve considerar as necessidades específicas de cada empresa. Entre os fatores decisórios, os que possuem maior relevância são o conforto térmico e acústico, os produtos ou serviços que a empresa oferece e a identidade visual da marca.
Não sabe como avaliar essas informações? Vamos ajudá-lo:

Conforto térmico:
Deve-se levar em conta o local da empresa. Uma empresa situada em uma cidade de clima quente em um salão sem ar-condicionado é diferente de um escritório em um prédio com ar-condicionado em uma cidade de clima mais frio. O piso pode ajudar a equilibrar a temperatura, trabalhando um piso frio (porcelanato, vinílico etc) na cidade quente e (carpete, madeira) na cidade mais fria.

Conforto acústico:
Nesse caso, é preciso considerar o trânsito diário dos membros da equipe, a necessidade de um ambiente no qual os funcionários precisem se concentrar em seus afazeres. Imagine uma empresa em que os funcionários precisem prestar atenção e se concentrar, e o ambiente seja comum a todos e o tempo todo haja pessoas passando ao lado, pisando de salto, conversando e fazendo barulho relativamente alto. Para esse caso, o carpete é o piso que melhor se adéqua, pois cumpre o papel de elemento acústico no ambiente.

Produtos e serviços oferecidos:
Mesmo se tratando de escritório, certas empresas trabalham com produtos químicos que podem danificar pisos, caso ocorram derramamentos. Ou nesse ambiente há tráfego de objetos pesados. Enquanto em outras empresas não há a incidência de nenhum desses fatores com poucas pessoas que permaneçam a maior parte do tempo sentadas. Pensando nisso, cada piso possui propriedades específicas que atendam melhor a essa demanda. Para ambientes de alto tráfego e com equipamentos pesados, existem as resinas, pisos em epóxi, cimentados etc. Já para ambientes apenas de pessoas, o piso pode ser porcelanato, carpetes, piso vinílico e vários outros, caso a caso estudado de acordo com o perfil do cliente.

Identidade visual:
Um item para ser levado em conta é compatibilidade do material com a mensagem que a marca quer transmitir. Uma empresa mais moderna e jovial pode necessitar de materiais mais coloridos que possibilitem criar formas geométricas. Um escritório mais formal pede um piso de cores mais sóbrias que transmitam segurança e solidez, por exemplo.
O piso do escritório vai além da estética, ele precisa funcionar, inclusive, acusticamente. A depender do revestimento escolhido pouca manutenção deve ser prevista e necessária, por isso analise as opções e identifique qual é a mais adequada para o seu caso.

Além dessas considerações, é importante pensar ainda na facilidade de instalação, limpeza e manutenção. E não se esqueça também de considerar o tempo que pretende permanecer com esse piso no seu escritório.
Mas não esqueça: escolher o piso é apenas uma parte do projeto e existe a necessidade de considerar outros fatores, como contrapiso, o layout, necessidades específicas e se o piso transmite a mensagem que sua empresa pretende passar.

Para evitar erros, conte com a ajuda de uma empresa com credibilidade e profissionais capacitados.
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